Caminhada PR 13 VEREDA DO FANAL - Ilha da Madeira por Bruno Azevedo

Viagem de Barco às Ilhas Desertas

No próximo dia 22 de Julho terá lugar uma viagem de barco às Ilhas Desertas. A viagem, organizada pela AAUMa, através do seu Núcleo de Desporto, terá como ponto de partida a Marina do Funchal, às 8h00, e será efectuada na embarcação MAY, da empresa Costa do Sol, e terá uma duração aproximada de 2 horas e meia.

A bordo seguirá o responsável pela organização, Pedro Monteiro, que é neste momento estagiário do Parque Natural da Madeira, na Divisão de Conservação da Natureza.

Esta viagem constitui uma oportunidade cada vez mais rara de visitar as Ilhas Desertas, uma vez que o Serviço do Parque Natural da Madeira, nos anos mais recentes, tem restringido o número de licenças de visita às mesmas, sendo cada vez menos frequentes as permissões de ida a terra. Esta medida prende-se com razões de segurança, bem como com a pressão exercida sobre as espécies animais e vegetais que se podem encontrar nestas ilhas.

Na viagem entre o Funchal e as Desertas, os interessados poderão desfrutar de paisagens únicas, quer da Madeira quer das Desertas, tendo igualmente a oportunidade de observar várias espécies que usualmente “marcam presença” no decorrer destas viagens. É o caso dos Golfinhos (Delphinus delphus), Tartarugas (Caretta caretta) ou até mesmo Baleias. Frequentemente são também companheiras de viagem algumas aves, como as Cagarras (Calonectris diomedea), Gaivotas (Larus cachinnans), Almas-negras (Bulweria bulwerii) ou exemplares do género Pterodroma, onde se inclui uma das aves marinhas mais ameaçadas do mundo, a Freira da Madeira (Pterodroma madeira).

À chegada à Doca da Deserta Grande, os visitantes poderão ter a sorte de observar a espécie “símbolo” destas Ilhas, o Lobo marinho (Monachus monachus), que tem sido alvo de um espectacular programa de recuperação, que têm permitido à espécie caminhar com passos lentos, mas seguros, na direcção da diminuição do seu grau de ameaça de extinção.

Já em terra, os visitantes, em grupos de 25 (número autorizado pelo Parque Natural), serão recebidos pelos Vigilantes da Natureza em serviço na Reserva, que mostrarão as instalações onde “residem”, dando a conhecer os trabalhos que o PNM desenvolve actualmente com vista à protecção e conservação destas áreas e das espécies da Fauna e da Flora, algumas delas únicas no Mundo, que nelas habitam. A visita inclui uma passagem pela “loja” da Reserva, onde os interessados podem adquirir alguns souvenirs.

Esta será portanto uma oportunidade de conhecer as Ilhas Desertas, as espécies que lá existem, e todo o trabalho desenvolvido pelo Serviço do Parque Natural da Madeira na preservação e conservação desta Reserva Natural. De igual forma, será uma forma de passar um dia diferente, na companhia de amigos, com a possibilidade de, se o Sol ajudar, ainda apanhar um belo “bronze”.

O custo do passeio é de 25€ por pessoa, se a inscrição for efectuada até dia 7 de Julho, ou 30€ para inscrições posteriores.

É aconselhável levar protector solar e fato de banho, mas como no mar o vento é um factor a ter em conta, não é de descurar levar um bom casaco. Aconselha-se igualmente que todos levem uns chinelos, para prevenir a eventualidade de um desembarque mais molhado…

A todos os que possuírem binóculos e máquina fotográfica é aconselhável a sua utilização neste passeio, para observarem e registarem os momentos únicos que esta viagem certamente proporcionará. Escusado será dizer que a água e o farnel são absolutamente imprescindíveis.

A chegada ao Funchal será por volta das 18 horas.

As inscrições estão abertas na sede da AAUMa, e o pagamento é obrigatório no momento da inscrição. Para mais informações, e no caso de não ser possível se deslocar à sede da AAUMa para proceder à sua inscrição, contacte directamente o responsável da organização, através do e-mail sepúlveda@netmadeira.com.

Aproveitem a oportunidade. Inscrevam-se…

Comentários

Enviar um comentário